Encarar a leitura de um livro canônico já demanda certo esforço, que, quando superado, tem sua compensação com histórias enriquecedoras. Pensando-se em Manuel Odorico Mendes, então, cujo legado inclui as primeiras traduções integrais para o português de nomes como Homero e Virgílio (um da Grécia Antiga e outro de Roma), com seu método criativo, até mesmo os mais ávidos por literatura são desafiados.
Entretanto, o que ocorre se há o resgate de uma tradição oral que antecede o teatro como conhecemos e traz aos palcos de um festival contemporâneo o texto integral de A Ilíada, dividido em 24 atos (espetáculos em si, monólogos, narração)? Temos a empreitada de Octavio Camargo, que há dezesseis anos prepara a Cia Iliadahomero de Teatro para este momento. “A estreia é o final do processo ‘parte A’. Depois que passar, aí, é claro, temos a culinária, a adição de tempero. Vamos acertar o Ulisses. Lapidação”, afirma, num bate-papo com o Curitiba Cult e o ator Adriano Petermann, o próprio Camargo, criador do projeto.
Com os anos de pesquisa para o desenvolvimento da ousada tarefa de concretizar a materialização de um texto que ele considera o berço do dicionário, Octavio, também diretor do espetáculo, foi categórico ao afirmar que há interesse e acesso facilitado mesmo para obras originais, como recursos de tradução automática. “Trata-se de uma das obras com mais hiperlinks na internet (…) o primeiro respiro da cultura grega”, ainda completando: “Apesar de não ser uma obra lida popularmente, é uma obra cada vez mais visitada”.
“Texto integral… Se mudou a palavra é porque o ator a perdeu e alterou ali, mas não é pra acontecer”. Em meio a risadas Adriano Petermann, que vai protagonizar o Canto XVII, enfatizou a integralidade do texto, com direito a termos em latim e citação biográfica.
E o comprometimento não foi pequeno, afinal, a ideia é que a apresentação, que vai ocorrer no Festival de Curitiba, cative o público para disseminação dos espetáculos, despertando interesse em outros estados. Ainda assim, Adriano se envolveu na coisa toda há dois meses, apesar de acompanhar tudo desde o princípio. “Ele é nosso Diomedes“, disse, rindo Octavio, em referência ao herói grego presente na peça marcado pela astúcia. “Estamos resgatando os rapsodos, algo antes do drama. A origem do teatro, da tradição oral. Trata-se de um ator contando vários personagens, histórias. Pela primeira vez, haverá Olimpíadas na América do Sul, e A Ilíada do Homero era recitada nessas ocasiões”.
Não há como pensar no evento desportivo sem associar o espírito de competição, presente inclusive entre os rapsodos, artistas populares da época que faziam essas declamações. “Dois deles disputavam narrando o mesmo canto para serem julgados por uma plateia, que também apreciava”, disse o ator.
Enquanto explicava sobre o conceito de paz adquirida após a superação das próprias vaidades, presente na obra, Octavio foi enfático: “Homero não lamenta a morte dos homens. Lamenta a morte dos jovens. A grande da dor da humanidade e o que faz com que ela se movimente é querer que as pessoas não morram antes do tempo. A Ilíada fala disso”.
Finalizando a entrevista, Fernando acredita que a disseminação da obra neste formato em escolas já seria um grande pontapé inicial, exemplificando com recitais e eventos do gênero. Octavio defende: “Devemos perceber o poder da oralidade na educação, algo que está esquecido. O livro é uma boa maneira para esconder informação. Para ser difundida, a informação deve ser dita. Com nossos espetáculos, proporcionamos a possibilidade de um primeiro contato com uma obra do gênero.”
Que não temamos a ira de Aquiles. As apresentações se iniciam no dia 24 em locais diversos. Confira a programação.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.