Uma senha sera enviada para seu e-mail

A 27ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 27 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 12 dias!

“Suassuna”, “Tom na Fazenda” e “O Jornal”, do Festival de Curitiba, ganham juntos seis Prêmios Shell

Três espetáculos da Mostra 2018 do 27º Festival de Curitiba levaram, juntos, seis Prêmios Shell 2018, um dos mais importantes do teatro nacional. “Suassuna- O auto do Reino do Sol” e “Tom na Fazenda” lideraram a premiação realizada na noite desta terça-feira (13), no Golden Room do Copacabana Palace. “Suassuna”, da Companhia Barca dos Corações Partidos, foi vencedor nas categorias autor (Braulio Tavares), figurino (Kika Lopes e Heloísa Stockler) e música (Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho). “Tom na Fazenda” levou dois prêmios: o de direção, que foi para Rodrigo Portella, e o de melhor ator, pelo trabalho de Gustavo Vaz. “O Jornal – The Rolling Stone” ganhou o prêmio de melhor iluminação pelo trabalho de Paulo Cesar Medeiros.

“Vamos Fazer Nós Mesmos” terá no elenco pessoas que ajudam Curitiba

Você pode participar de um musical com uma forte pegada punk que tem rodado o mundo, colocando em debate questões importantes, como o fim do estado de bem-estar social e a sociedade participativa emergente. Desenvolvido pelo coletivo Wunderbaum, da Holanda, o espetáculo “Vamos fazer nós mesmos – Let’s do it ourselves” será apresentado no Festival de Curitiba e terá a participação de atores locais, escolhidos dentre pessoas que realizam trabalhos voluntários e ações sociais na cidade. O roadshow será no Teatro do Sesc da Esquina, no dia 02 de abril, às 21 horas, e 03 de abril, às 17h30 e às 21 horas.

Um espetáculo em que a realidade humana é perpassada por “Insetos”

Todos os anos, companhias chegam ao Festival de Curitiba comemorando datas históricas. Este ano, é a vez da Cia dos Atores que, com “Insetos”, atração da Mostra 2018, comemora 30 anos de atividades. O espetáculo traz à cena o universo humano atravessado por insetos. A atração aborda, assim, as relações políticas existentes entre seres vivos que lutam para sobreviver em uma sociedade devastada por poluição e doenças. 3 e 4 de abril, às 21h, no Teatro da Reitoria.

“A Ira de Narciso” desafia o mito da vaidade

O ator Gilberto Gawronski, diretor e ator, ficou conhecido nos anos 1990 por seus trabalhos, em que, muitas vezes, aparece como intérprete e diretor, encenando as obras de Caio Fernando Abreu. Hoje sua obra extrapolou o autor gaúcho, passando por Arrabal e até mesmo interpretando Andy Warhol. O trabalho de Gawronski é estudado em diversas faculdades de artes do país. Agora é a vez de o Festival de Curitiba destacar mais uma vez o talento deste artista do Rio Grande do Sul, fazendo a coprodução de “A Ira de Narciso”. “A Ira de Narciso” tem estreia nacional durante o Festival de Curitiba, na Mostra 2018, nos dia 5 e 6 de abril, no Sesc da Esquina. O espetáculo traz um autor que se prepara para falar sobre o Mito de Narciso, que representa a vaidade de ser belo, porém arrogante e orgulhoso. 5 e 6 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina.

Hugo Suarez, do Peru, é destaque do MishMash com mímica e teatro de figuras

Hugo Suarez vem com números de “Body Rhapsody”. É um desfile de personagens que, nos breves momentos de suas existências na cena, destacam os pequenos momentos poéticos que se encontram escondidos na vida diária. Estes personagens, com seus sonhos e frustrações, com seus êxitos e fracassos, nos narram o eterno drama da tragicomédia humana. O grupo de Hugo Suarez e Ines Pasic foi fundado em 1986. Desde 1989 eles estão interessados nas possibilidades expressivas de cada parte diferente do corpo: o pé, o joelho, o ventre, o rosto, o cotovelo e tudo o mais, construindo bonecos de carne e osso e dando vida a personagens surpreendentes. Em sua trajetória já apresentaram em várias dezenas de países ao redor do mundo. O MishMash é o evento simultâneo do Festival de Curitiba com variedades para toda a família e acontece nos dias 7 e 8 de abril no ParkCultural, às 20h.

Mostra Animarua no Fringe

Artistas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Chile ocuparão ruas de Curitiba, com 25 espetáculos de formas animadas, com técnicas e estilos diferentes: dos contos de fadas à linguagem contemporânea, das tradicionais marionetes ao Teatro Lambe Lambe. Grandes e mínimos espetáculos para todos os públicos. A programação no saguão dos teatros antecederá as atrações da Mostra.

Mostra Arte da Comédia comemora aniversário de grupo com repertório

O grupo Arte da Comédia nasceu em 2006 e desde então pratica o Teatro na Rua em Curitiba. A Mostra Arte da Comédia vai reunir o repertório do grupo, em apresentações gratuitas de cinco dos espetáculos já produzidos ao longo de sua trajetória artística.

Risoroma será marcado por humoristas da internet

Esta edição do Risorama fica marcada pela participação dos fenômenos do humor na internet, que estão crescendo cada vez mais em seguidores. Entre alguns dos nomes, os humoristas Dihh Lopes, Márcio Donato, Thiago Ventura e Afonso Padilha, do canal no Youtube “4 Amigos”, que participarão do primeiro dia de apresentações, com performances individuais. Já Marco Castro, do canal “Castro Brothers”, que conta com mais de 2,5 milhões de seguidores, será o mestre de cerimônias do segundo dia de Risorama, ao lado de Ed Gama (que participa frequentemente do Parafernalha).

“Sleep Mode” questiona a falta de sono

“Gastam-se bilhões de dólares em pesquisas dedicadas a reduzir o tempo de tomadas de decisões, a eliminar o tempo inútil de reflexão e contemplação. Essa é a forma do progresso contemporâneo – o encarceramento e o controle implicáveis do tempo e da experiência.” A frase de Jonathan Crary permeia o espetáculo Sleep Mode. Em uma narrativa fragmentada, mente e corpo não são desligados, no mesmo modo ‘sleep mode’ dos aparelhos eletrônicos, de contínuo estado de prontidão. A peça caminha entre o sono e a vigília e evidencia o conflito de um corpo inserido em uma sociedade de desempenho e produtividade. A realização é do Grupo TESCOM, de Santos/SP, através dos realizadores Dario Felix (direção) e Marcus Di Bello (atuação). Integrando a programação do Fringe, “Sleep Mode” se apresenta na Casa Hoffmann nos dias 31 de março, às 21h e 1º de abril, às 16h. A entrada é no sistema Pague Quanto Vale.

“Peter Pan” aborda a maternidade, a relação com a família, o futuro e os sonhos

“Peter Pan” é o espetáculo que será apresentado pela Cia Poéticas da Cena Contemporânea, do Espírito Santo, no Teatro Universitário de Curitiba, as 15h do dia 31 de março em apresentação única. A Cia Poética da Cena Contemporânea, sediada na Universidade Vila Velha desde 2014 e dirigida pela atriz Rejane Arruda, investe na dinâmica da movimentação, na celebração, explosão de energia e composição de figuras inusitadas. “Peter Pan” traz a história de um menino que vive em pé de guerra com a gangue do Capitão Gancho. De vez em quando vai para a cidade ouvir histórias atrás das janelas. Em uma destas viagens, conhece Wendy e acaba levando ela e os irmãos para viverem com ele e os meninos perdidos na Terra do Nunca.  Wendy será raptada pelos piratas e terá que enfrentá-los para voltar para a casa. Abrem-se questões como a maternidade, a relação com a família, com o futuro, com os sonhos.  Isto tudo com uma linguagem divertida, recheada de canções da tradição popular e dos Beatles, cantadas pelos atores.

Cozinha sustentável, de raiz e clássica no Gastronomix

Cozinha sustentável, da maior categoria. Essa é a marca da dupla André Generoso e Vitor Generoso (pai e filho, respectivamente), de Maceió/AL do Divina Gula), presentes no Gastronomix do Festival de Curitiba. André, com 30 anos de experiência pilotando seus fogões, carrega suas raízes mineiras, mescladas às de Vitor, o filho, que enveredou para a mesma carreira e foi em busca de aperfeiçoamento. Com formação clássica (Institut Paul Bocuse/França, em Lion), ambos somam suas habilidades. O resultado é dar água na boca. O Gastronomix é a quermesse da alta gastronomia, que ocorre nos dias 07 e 08 de abril, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

3 espetáculos com ingressos esgotados

Neste momento, 3 espetáculos estão lotados em todas as suas apresentações: “Grande Sertão: Veredas”, “Preto” e “A Visita da Velha Senhora”.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Serviço – Festival de Curitiba 2018

Quando: 27 de março a 8 de abril de 2018

Onde: diversos locais

Quanto: de R$00 a R$70, de acordo com segmento

Vendas: Site, aplicativos e bilheterias oficiais nos Shopping Muller e ParkShoppingBarigui