Festival de Curitiba: faltam 08 dias

A 25ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 08 dias!

Risorama ​com sessão extra

A sessão do dia 1º de abril, às 20h, já esgotou. Foi aberta sessão extra para as 20h. O mestre de cerimônia dessa noite é Marco Luque.

Curadoria da “mostra olha para o que é do outro”

Os curadores da Mostra do 26º Festival de Curitiba incluíram em sua seleção, no mote da frase “só me interessa o que é do outro”, pinçada do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, uma série de espetáculos que apresenta olhares estrangeiros sobre a arte e a realidade contemporânea.

Roque Santeiro tem Mel Lisboa, Dagoberto Feliz e música de Zeca Baleiro

O Festival de Curitiba recebe, nesta 26ª edição, o musical inspirado na trama de Dias Gomes, “Roque Santeiro”. Os personagens que marcaram a década de 80 pelo sucesso da novela exibida pela Rede Globo sobem ao palco na peça dirigida por Débora Dubois. A trilha sonora é assinada por Zeca Baleiro. O elenco tem 13 atores, entre eles, Dagoberto Feliz e Mel Lisboa. As apresentações acontecem no Guairão, nos dias 03 e 04 de abril. Dias 03 e 04 de abril, às 21h. Teatro Guaíra, auditório Bento Munhoz da Rocha Netto.

Antígona mostra as punições que maus governantes podem sofrer

A atriz Andrea Beltrão se apresenta na Mostra do 26º Festival de Curitiba com uma interpretação de “Antígona”, de Sófocles. O espetáculo, que será apresentado nos dias 5 e 6 de abril no Teatro Bom Jesus, é uma reflexão sobre o que pode acontecer a um povo e seus governantes, quando as autoridades colocam os interesses ditos públicos acima dos da população.Uma das preocupações desta montagem é colocar as pessoas a par dos acontecimentos míticos. Na Grécia antiga, o público sabia de antemão sobre os personagens que apareciam e eram citados no texto: o temperamento, a genealogia e a história dos deuses e mitos fazia parte do cotidiano.

INTERLOCUÇÕES: fotos projetadas decoram fachada do Guaíra

O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. Como parte desse recorte, uma exposição da fotógrafa Lenise Pinheiro vai transformar a fachada do Teatro Guaíra durante o 26º Festival de Curitiba. As fotos serão projetadas no prédio durante todo o festival. A exposição é parte do “Interlocuções”, evento simultâneo à Mostra 2017. A fotógrafa também faz o lançamento local do livro “Fotos de Palco – Vol. 02” durante o festival. A sessão de autógrafos é no dia 5 de abril, às 16h, no SESC Paço da Liberdade.

Fringe: As Fabulosas Desventuras de Umberto Godofredo

Comédia medieval e nonsense de Fábio Silvestre, As Fabulosas Desventuras de Umberto Godofredo retorna aos palcos nestes dias 31 de março e 01 de abril, as 23h59 no Teatro Regina  Vogue. A História passada no ano de 999 d.C. conta as desventuras de Umberto Godofredo, o atrapalhado Cavaleiro das Risadas e das Derrotas e sua saga para salvar a pequena Burgerking de um meteoro que atingirá a cidade, a não ser que seu pequeno exército de apenas 2 homens e meio faça alguma coisa. Teatro Regina Vogue. Dias 31/03 e 01/04 as 23:59 horas.

Mostras especiais do Fringe:

O Fringe tem participação livre, sem curadoria, mas algumas companhias participantes se organizam em mostras especiais. Este ano são 11 delas. A Cena Criança – Mostra SESI de Teatro Infantil, com curadoria de Michele Menezes e Maíra Lour, apresenta uma programação nacional para crianças: Contos do Mar, da Cia Quatro Manos (RJ), Cuscuz com maçã, da Cia Cuscuz (SP),O Caminho das Historias, da Tupi Pererê (Curitiba) e Jardim, da Tecer Teatro (Curitiba).

II Curitiba Mostra: Para não morrer; 2, 3, 7 e 8 de abril

A Curitiba Mostra faz parte da Mostra do Festival de Curitiba e traz cinco das oito estreias nacionais do evento, com o que há de melhor na produção artística da cidade. Uma das atrações é um solo de Nena Inoue em parceria com Babaya e dramaturgia de Francisco Mallmann, a partir da obra de Eduardo Galeano. A dramaturgia de Francisco Mallmann, inspirada na obra “Mulheres”, aborda temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina. A peça apresenta uma mulher que fala e com ela, junto dela, muitas outras.  Diferentes lugares, vidas e momentos históricos se mesclam em uma voz que tem urgência em dizer e a coragem de narrar, contar. Sobre uma voz que não pode mais esperar e sobre todas as coisas que querem e precisam ser ditas, por insistência, denúncia e memória. Para não morrer é corpo presente. Contragolpe. Exercício de resistência.  Atenção, o local de realização da II Curitiba Mostra é o Teatro José Maria Santos, R. Treze de Maio, 655. 

Gastronomix: Direto da Colônia Witmarsum, releituras da culinária alemã

Entre as delícias que poderão ser degustadas no Gastronomix  2017 está o Spätzle com joelho de porco, farofa à pururuca e crispe de repolho roxo, que a dupla de chefs Giovanna Smaka e Guilherme Ceschim, proprietários do Restaurante Bierwit, na Colônia Witmarsum (em Palmeira/PR), criou e que dá um toque jovem à culinária alemã. Dias 08 e 09 de abril (sábado e domingo). Museu Oscar Niemeyer. Das 12h às 20h. R$ 12.

MishMash: Los Circo Los (Campinas) – Malabarismo e Humor

O MishMash é o evento simultâneo de variedades com atrações para toda a família do Festival de Curitiba e vai acontecer nos dias 8 e 9 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi. Entre as atrações estão dois números da Companhia Los Circo Los: Águas Dançantes (uma homenagem e paródia do tradicional número circense) e (in)constante, número de malabarismo no qual os artistas chegam a jogar oito claves. A Cia surgiu na cidade de Campinas, interior de São Paulo, a partir de um encontro entre Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri e hoje conta com a participação de artistas formados em diferentes áreas do conhecimento, o que enriquece a arte com inúmeras e inovadoras possibilidades.

3 espetáculos esgotados; 3 espetáculos esgotando

Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 3outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Foto: José Caldas

Por Curitiba Cult
20/03/2017 18h55