Uma senha sera enviada para seu e-mail

A 26ª edição do Festival de Curitiba está chegando! Para você se preparar para o evento, que começa no dia 28 de março, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas. Vem com a gente porque faltam 03 dias!

Abertura da segunda bilheteria oficial

A bilheteria do Festival de Curitiba no térreo do Memorial de Curitiba começa a funcionar hoje. A outra bilheteria está em atividade no ParkShoppingBarigüi. O público também pode comprar seus ingressos através do aplicativo para iOS e para Android ou no site.

Guritiba: aprendendo e brincando no Xperience

O Guritiba, evento voltado ao público infantil do Festival de Curitiba, apresenta de 29 de março a 09 de abril, a “XPerience”, uma exposição com 20 aparelhos interativos sobre o mundo das Ciências, que ensinam de forma lúdica e educativa. Os ‘brinquedos’ estarão em exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) durante todo o Festival de Curitiba. Os ingressos custam R$10 e R$5. A diversidade de brinquedos vai possibilitar que a criança se divirta e aprenda ao mesmo tempo.

Guritiba: estrutura multifunção de 4 metros ajuda a contar história em Simbad

Dois palhaços contam a história do navegador Simbad em uma estrutura móvel de quatro metros de bambus, que se transformam em monstros, pássaros e diversos animais. É o que acontece no decorrer do espetáculo “Simbad, O Navegante”, que tem apresentações no Guritiba do Festival de Curitiba 2017. A diretora Carla Candiotto fez a adaptação da montagem, baseada na linguagem mista de teatro, dança, contação de história e circo para a Companhia Circo Mínimo, de São Paulo. A peça ganhou vários prêmios, entre eles Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo prêmio FEMSA) 2015 e maior destaque na área de arte para Crianças para Carla Candiotto pelas direções que realizou naquele ano. 08 e 09 de abril. 16h.

Interlocuções propõe debate crítico das artes cênicas

Com a intenção de aproximar a curadoria da crítica, o evento simultâneo ao 26º Festival de Curitiba “Interlocuções” vai reunir diretores, produtores, pesquisadores e críticos, incluindo convidados internacionais. Em mesas redondas, seis profissionais atuantes nessas áreas debatem, de forma ampla e vertical, o teatro, dança e performance, fazendo um “intercâmbio” entre as diferentes artes cênicas no Brasil. A discussão parte de perguntas e respostas elaboradas por eles próprios. Em seguida, é aberto o espaço para as perguntas do público. O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai de 30 de março a 9 de abril.

Feras do teatro no Interlocuções

Entre os convidados estão o diretor teatral e produtor cultural Felipe de Assis – curador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – , o pesquisador de teatro Federico Irazábal – diretor artístico do Festival Internacional de Buenos Aires – , o sociólogo e produtor cultural João Carlos Couto – curador do Festival Internacional de Artes Cênicas de São Paulo por quatro edições – , o diretor de dramaturgo Marcio Abreu – um dos curadores do Festival de Curitiba – , a diretora artística e curadora do Festival Internacional de Dança Contemporânea do Uruguai, Paula Giuria, e a jornalista e crítica de dança Nayse Lopez. Os participantes se dividem em duas mesas de discussão. Os encontros, abertos ao público, acontecem nos dias 31 de março e 1 de abril, no SESC Paço da Liberdade. Os debates vão das 16h às 18h. O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai de 30 de março a 9 de abril.

Mostras especiais do Fringe: Pé no Palco

O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. Uma das mais tradicionais escolas de teatro de Curitiba chega, pela segunda vez, com a Mostra Pé No Palco – Teatro, Cena e Saber. Segundo os organizadores, a mostra é o momento de compartilhar e difundir experiências criativas do Espaço Cultural Pé no Palco envolvendo as encenações e os caminhos oferecidos na prática teatral. Agreste, o premiado texto de Newton Moreno, encabeça a programação que destaca distintos focos de pesquisa teatral.

II Curitiba Mostra: parte integrante da Mostra do Festival de Curitiba

Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos. A partir da obra dos escritores curitibanos Jamil Snege e Luci Collin, da obra de Eduardo Galeano, bem como uma evocação à travesti Gilda, a proposta da mostra é articular pensadores e artistas em distintas parcerias e formatos de criação, com forte caráter político e histórico. Segundo os idealizadores do projeto, a atriz e diretora Nena Inoue, e o diretor Gabriel Machado: “Essa edição é um contragolpe aos retrocessos correntes. Re-existiremos com arte e festa a esta caretice, a estes tempos sombrios”.

MishMash: Rafael Barreiros – o Palhaço Alípio e Milene Dias – a Palhaça Sombrinha

O MishMash, espetáculo que vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do Park Shopping Barigui, é uma mostra do 26º Festival de Curitiba e será conduzido pelos mestres de cerimônia Rafael Barreiros e Milene Dias (o Palhaço Alípio e a Palhaça Sombrinha). Seus números e intervenções serão criados a partir do contato direto com o público e sua visão peculiar de mundo. Os dois são duas das dezenas de atrações dessa mostra conhecida por ser um show de variedades que reúne circo, teatro, humor, música e muito mais para ser uma atração para adultos e crianças.

Gastronomix: as doçuras da quermesse

Para os amantes dos quitutes açucarados, a 9.ª edição do Gastronomix reúne cinco barracas com doces diversos para satisfazer a todos os paladares. As versões açucaradas que poderão ser degustadas no evento são de Polyana Batista, da Grué chocalateria (‘Paris Brest’, que leva chocolate, sorvete de café, caramelo e avelãs laminadas); de Carolina Garofani, da Caramelodrama (Torta assada de frutas vermelhas mais especiarias). Já Karyne Iankoski, da Bazar Doce, traz as barrinhas de chocolate branco com maracujá e framboesa. Mariana Salata, da Mary Ann Apple Factory, criou a versão apropriada para o Gastronomix da Apple Pie (canela e chocolate branco) e Rocky Way (amendoim e chocolate ao leite). Para finalizar o tour, chef Fabiano Marcolini (de O Rei do Cannoli) apresenta cannoli de pistache, doce de leite e avelã, creme zabaione e a versão tradicional, de ricota.

3 espetáculos esgotados; 3 espetáculos esgotando

Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 3 outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).

Espetáculos cancelados do Fringe

Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento.

Espetáculos cancelados do Fringe

Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento.

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.

Foto: Marcelo Almeida