Uma senha sera enviada para seu e-mail

A inteligência é um grande poder que pode e deve ser desenvolvido e aprimorado. Todos nós somos inteligentes e há vários tipos de inteligência, cada uma aplicada a um campo do conhecimento ou da atividade humana. A maioria das pessoas tem vários tipos de inteligência, porém não as desenvolvemos igualmente.

O psicólogo e jornalista americano Daniel Goleman, desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, ele acredita que o equilíbrio emocional é tão vital para o sucesso na vida como a formação intelectual. Sendo assim, uma pessoa que não estudou pode ser tão, ou mais, inteligente do que uma pessoa pós-graduada.

Saiba quais são as inteligências que possuímos e descubra qual é a que você tem mais facilidade. Isso pode te ajudar nas suas escolhas profissionais.

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA – É a capacidade de se comunicar e interpretar o mundo através das palavras. É a inteligência dos escritores, poetas, palestrantes…

INTELIGÊNCIA NATURALISTA – É a capacidade de identificar e classificar padrões na natureza. Essa inteligência, como todas as outras, tem a origem no instinto de sobrevivência. O homem dependia desse tipo de percepção para identificar os tipos de plantas, o que era alimento e o que era venenoso, quais curavam as doenças e para quê serviam. Muitas crianças têm naturalmente essa inteligência bem desenvolvida, há neles uma grande preocupação com a preservação da natureza e dos animais. Essa percepção nos permite interagir com a natureza e entender o papel que ela desempenha em nossa vida e nos faz ter uma vida mais saudável e consciente.

INTELIGÊNCIA LÓGICO MATEMÁTICA – Permite que se compreendam as relações abstratas, ou seja, os conceitos que não existem no mundo real, apenas na dimensão das idéias. Os cientistas, matemáticos e filósofos contam com ela para realizar seu trabalho. Quem possui inteligência lógica aguçada tem facilidade em entender o que está a sua volta por meio de equações matemáticas. São pessoas mais racionais que podem ter dificuldade em relações sociais.

INTELIGÊNCIA MUSICAL – É a mais conhecida e valorizada há muitos anos. Quem a desenvolve consegue criar, comunicar e distinguir significado nos sons e em suas combinações. A maioria das pessoas admira música e esse apreço pode ser cultivado com a prática. Outros têm uma habilidade nata. Desde os primeiros anos de vida podem decodificar melodias e ritmos com maior rapidez do que palavras, números ou imagens.

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL – Os indivíduos com inteligência intrapessoal desenvolvida estabelecem uma via direta com a própria consciência, dominam seus sentimentos com facilidade e têm uma ideia clara de sua capacidade e seus limites. Sabem usar suas experiências positivas e negativas para seu desenvolvimento pessoal e sempre buscam evoluir.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL – Cada pessoa se relaciona com os outros de uma forma particular, mas quem desenvolve essa inteligência tem mais facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem, desejam e suas motivações para agir da forma que agem, assim conquistam sua simpatia e tornam-se pessoas carismáticas. Professores, políticos, vendedores e artistas, são algumas das categorias profissionais que se beneficiam da inteligência interpessoal.

INTELIGÊNCIA CORPORAL – Desenvolver essa inteligência é fundamental para quem usa os movimentos corporais como instrumento de trabalho, como os atletas, dançarinos, coreógrafos e também quem trabalha com as mãos, como os cirurgiões. Algumas pessoas acreditam que habilidades físicas e inteligência são de universos diferentes, mas orientação espacial, conhecimento intuitivo das leis da física, criatividade, rapidez na solução de problemas, percepção e domínio do próprio corpo é sim inteligência tão importante quanto as outras. É preciso mais do que treino e boa forma para vencer nas olimpíadas.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL – É a capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permite transformar ambientes, modificar percepções e recriar experiências visuais. Também é a capacidade de se localizar, perceber distâncias e tamanhos. Essa inteligência é predominante em arquitetos, artistas, escultores, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez.

INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL – Essa inteligência ainda está sendo estudada e tendo sua teoria desenvolvida. Está relacionada à capacidade de refletir e avaliar questões existenciais como o propósito da vida, questões espirituais da alma, sabem como viver com consciência… Essa inteligência está presente em líderes espirituais, filósofos, psicólogos, desenhistas, artistas…

Todas essas inteligências podem ser desenvolvidas, mas será preciso esforço para desenvolvê-las caso você não tenha uma facilidade nata.

0

Se você quiser falar mais sobre isso comigo, clique aqui