Uma senha sera enviada para seu e-mail

A 26ª edição do Festival de Curitiba já começou! Para você se preparar para o evento, o Curitiba Cult, junto com o Festival, vai trazer para você as notícias mais frescas!

O que temos para amanhã na Mostra

E Se Elas Fossem pra Moscou? – Cristiane Jatahy investiga a construção de uma linguagem a partir do diálogo entre cinema e teatro em seu desdobramento para o clássico As Três Irmãs, de Tchekhov.

Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo

Um dos pedidos da atriz Fernanda Montenegro para que fizesse a abertura deste Festival de Curitiba: uma apresentação gratuita para estudantes de teatro. Assim, a artista apresenta grátis Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo no Teatro Bom Jesus, amanhã, 29/3, às 11h, depois de ter feito o mesmo espetáculo na noite anterior no Guaíra.

Campeonato Interdrag de Gaymada

O coletivo de artes mineiro Toda Deseo vai usar o divertido jogo de queimada – ou caçador, como é conhecido por aqui – para, nos espaços públicos de Curitiba, dar visibilidade à diversidade sexual e de gênero em “O Campeonato Interdrag de Gaymada”. O espetáculo é grátis e faz parte da Mostra, o segmento com curadoria de Marcio Abreu e Guilherme Weber.

Protocolo Elefante usa paquiderme como metáfora da separação

O grupo catarinense Cena 11 participa da Mostra do Festival de Curitiba com um espetáculo de dança em que o tema é o exílio. O 15º trabalho do coletivo faz parte também do Movva, segmento dentro da Mostra dedicado à dança, junto com outros quatro espetáculos.

Interlocuções: integrantes de Protocolo Elefante, da Mostra, dão oficina grátis

O coreógrafo Alejandro Ahmed e a bailarina e assistente de criação do Grupo Cena 11, Mariana Romagnani – presentes na Mostra do Festival de Curitiba com Protocolo Elefante – ministram a oficina “Percepção Física e Composição Generativa”. A ideia da oficina é preparar o corpo para processar informações e torná-lo capaz de um exercício crítico constante do movimento, para um melhor controle das dramaturgias por ele mesmo propostas. A oficina é dividida em dois módulos. Na primeira parte, são explorados exercícios que propõem diferentes modos de lidar com o peso do próprio corpo, buscando a consciência de vetores gerados e percorridos durante cada ação. A segunda parte se utiliza dos mesmos parâmetros em ações coletivas, tomando como partida algumas cenas das últimas produções da Companhia. O “Interlocuções” é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai de 30 de março a 9 de abril.Casa Hoffmann. Dias: 30 e 31 de março, das 10h às 12h. Participantes: 20 pessoas. Público-alvo: Artistas, performers, bailarinos, atores. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo e-mail oficinas@festivaldecuritiba.com.br.

Fringe: Dois na Pista

Inspirada em fatos reais, a peça Dois na Pista expõe a intimidade de um relacionamento em toda sua complexidade. Trata de dois homens solitários, um professor de teatro e seu ex-aluno, que se reencontram após anos. Ambos seguem buscando seu rumo numa selva de sentimentos, incompreensões, preconceitos, lutas e música. Uma doença inesperada e cruel surge. E, em comum, um amor que luta para manter-se vivo.

Fringe: Coisas Boas Acontecem De Repente

O espetáculo Coisas Boas Acontecem de Repente chega ao Festival de Curitiba para três sessões no Mini-Guaíra nos dias 02/04 (às 21h), 03/04 (às 12h) e 04/04, às 15h. É atração credenciada não apenas pela crítica e pelo público que lotou suas temporadas em Belo Horizonte, onde estreou em 2016.

Mostra especial: no Fringe

O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. A atração internacional é a Mostra Portuguesa Micro -Teatro, que traz ao público cinco espetáculos em Língua Portuguesa que apresentam a experiência do micro-teatro, gênero pouco explorado que busca renovar o teatro português contemporâneo.

II Curitiba Mostra

Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos. Dentre esses, o ator e diretor Ricardo Nolasco realiza seu primeiro solo “Momo: Para Gilda com ardor”, que é uma evocação a travesti Gilda, figura pública das ruas e do carnaval curitibano na década de 70, que pedia beijos ou moedas na Boca Maldita (centro da cidade) e que foi brutalmente assassinada em 1983. O espetáculo que começa no Teatro José Maria Santos e depois sai em cortejo pelas ruas do Largo da Ordem, faz parte da pesquisa que o artista tem denominado de “O Momo” e conta com a colaboração de Daniela Passarinho, Luciano Faccini, Melina Mulazani, Leo Bassi, Marina Viana, Márcio Mattana, LeonardaGlück e Patricia Cipriano.

Banda MishMash – Trombone de Frutas

A multilinguagem e versátil banda curitibana “Trombone de Frutas” vai tocar, pelo terceiro ano consecutivo, no MishMash do Festival de Curitiba. A mostra vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigui e promete um fim de semana inesquecível ao som dos mais variados ritmos e músicas. Essa é uma das duas dezenas de atrações dessa mostra conhecida por ser um show de variedades que reúne circo, teatro, humor, música e muito mais para ser uma atração para adultos e crianças.

4 espetáculos esgotados; 3 espetáculos esgotando

Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram, assim como Blank, com Gregório Duvivier. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 3 outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, no dia 31 de março, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril).

Espetáculos cancelados do Fringe

Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento.

Espetáculos com sessão extra no fringe

Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em “Sobre meu pai e outras histórias…” (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30)

A programação completa do Festival de Curitiba e informações das vendas de ingressos você pode conferir aqui.