A dona de 2017 tem nome e se chama Anitta

Mulher do ano pela revista “GQ“, singles com impacto mundial, primeiras posições do iTunes Brasil, apresentação na TV americana, parcerias internacionais, artista feminina mais escutada do Spotify Brasil e destaque na Billboard. Alguém tem dúvida de que Anitta foi a dona do ano? De “Larissa”, para “Anira“, veja aqui a retrospectiva de 2017 feita especialmente para ela.

bang-anitta-curitiba

O ano começou com “Loka“, música de Simone & Simaria em parceria com Anitta, lançada em janeiro desse ano. O vídeo acabou se tornando o segundo mais visualizado da história do YouTube Brasil e também deu direito ao título de música do verão.

Ainda em território brasileiro, Nego do Borel se juntou com a cantora e também com Wesley Safadão, para dar surgimento ao hit do carnaval, com “Você Partiu Meu Coração“. O sucesso conta com quase 300 milhões de visualizações.

Já no dia 3 de maio, a rapper australiana Iggy Azalea divulgou em seu Twitter, o que seria uma de suas primeiras parcerias internacionais de Anitta, com a música “Switch“. A música foi lançada no dia 19 do mesmo mês.

https://www.youtube.com/watch?v=RhCDcCSIj0E

Mesmo com toda a divulgação, o clipe vazou e, como consequência, acabou sendo engavetado pela gravadora. Recentemente foi lançado uma versão com retoques na luz e algumas cenas editadas, mas de acordo com a produtora, foi apenas para manter no portfólio e o vídeo já não está mais disponível para o público. A parceria, porém, rendeu para Anitta a sua primeira aparição na TV americana, no programa do Jimmy Fallon, onde se iniciou a fama de “Anira“.

https://twitter.com/TiagoLeifert/status/868444302124429313

Logo em seguida, ainda em maio, a carioca anunciou seu primeiro single em espanhol, entitulado “Paradinha“. Nos primeiros minutos do lançamento, o vídeo já bateu a marca de 200 mil visualizações, tornando-se um recorde nacional.

Além disso, a música quebrou o recorde de visualizações em 24 horas no YouTube Brasil, entrou no chart mundial do Spotify, pegou as primeiras posições nos charts brasileiros e top 15 em países como Portugal e México. E de quebra, até Niall Horan se mostrou fã da música:

Achou pouco? Calma. O ano estava apenas começando. No dia 1º de junho, o trio de DJ’s Major Lazer lançou o áudio de “Sua Cara“, possivelmente a música do ano, em parceria com Anitta e Pabllo Vittar.

O sucesso foi tanto, que o clipe foi o mais rápido da história do YouTube a conseguir 1 milhão de curtidas e ficou no top 70 de vídeos mais assistidos de 2017. Até Fergie, ex-integrante do falecido grupo The Black Eyed Peas, se rendeu ao sucesso.

https://www.youtube.com/watch?v=i3qhm8i76Ug

Vocês acharam que eu não ia cantar em inglês hoje, né? Anitta deu início ao seu projeto “CheckMate“, em setembro, que pretendia lançar um single por mês. O pontapé começou com a música “Will I See You“, parceria do produtor estadunidense Poo Bear com a participação da brasileira.

Mesmo não agradando muito aos fãs, que gostariam que a cantora continuasse no funk, a música obteve um desempenho razoável nas paradas brasileiras.

Para o mês de outubro, Anitta resolveu mergulhar de cara no EDM e se juntou com o DJ sueco Alesso, para lançar o segundo single de seu projeto, com “Is That For Me“. O clipe foi gravado na floresta amazônica, o que trouxe boas críticas, por ter sido bem brasileiro. O conceito, no entanto: barrado, porque ninguém entendeu.

A música conseguiu entrar nas paradas europeias, de países como Suécia, Portugal e Suíça. Além disso, “Anira” teve a chance de performar a canção na #BillboardLive, dando destaque e visibilidade para a cantora. No Brasil, no entanto, pode-se dizer que a canção deixou a desejar – mesmo ocupando as primeiras posições do Spotify Brasil.

Para o penúltimo single do projeto, em novembro, Anitta não nos poupou e lançou o sucesso “Downtown“, música feita em espanhol com o famoso cantor colombiano J Balvin. O sucesso foi tanto, que a cantora foi a primeira brasileira da história a alcançar o Top 50 mundial do Spotify. Você quer hit, @? Então toma.

Cansada de quebrar recordes em charts e paradas, Anitta resolveu subir de nível e divulgou sua música até em nada mais nada menos que: Times Square (NY). “Downtown” também esteve entre as mais ouvidas do México, Portugal, Argentina, Colômbia e Espanha, sem falar que ficou na frente de nomes como Maluma e Fifth Harmony na lista de músicas latinas mais ouvidas da Billboard.

Dando “check mate” de vez em 2017, Anitta terminou seu projeto em dezembro com a música mais aguardada de todas: “Vai Malandra“. O funk é uma parceria da cantora com Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins e resgata o conceito do funk carioca dos anos 2000. Em menos de 10 dias, o clipe já conta com mais de 60 milhões de visualizações no YouTube!

A música, de sucesso incontestável, quebrou o recorde de mais reproduções em um dia no Spotify Brasil (ocupando as 5 primeiras posições de tal feito!) e foi o vídeo brasileiro mais assistido em 24 horas no YouTube. A previsão é de que a canção seja o “hino do verão“. Rainha faz assim, né?

Que 2018 seja para nós o que 2017 foi para Anitta!

Por Lucas Pierre Paiva
26/12/2017 14h10