Uma senha sera enviada para seu e-mail

Que tal explorar as áreas verdes de Curitiba e registrar toda a sua biodiversidade? Quem topar, pode também participar do desafio Natureza nas Cidades 2018 (City Nature Challenge), fotografando – com smartphone ou câmera digital – plantas ou animais encontrados pelo caminho. A ação acontece em 70 cidades do mundo, de sexta (27/4) a segunda-feira (30/4).

O evento foi criado por pesquisadoras do Museu de Los Angeles de História Natural e da Academia de Ciências da Califórnia. Trata-se de uma competição internacional para o registro do maior número de plantas e animais em cada cidade participante.

Curitiba, antes de competir, quer revelar o quão rica e bonita é sua fauna e flora. Tudo isso graças às nossas políticas públicas voltadas à conservação”, explica a diretora de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Marcia Arzua, responsável pela adesão da capital paranaense ao desafio.

Marcia destaca que não há necessidade de se conhecer os nomes dos animais e plantas fotografados. “Na plataforma, há equipes de especialistas que fazem a identificação de todas as imagens enviadas ao redor do mundo”.

No Brasil, além de Curitiba, estão inscritas as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

Como participar

1) Ande por aí e perceba a biodiversidade da cidade.
2) Fotografe as descobertas – podem ser plantas, árvores, flores, musgos, fungos, aves, mamíferos, répteis, peixes, moluscos – com o smartphone ou com câmera digital.
3) Anote os locais das fotografias.
4) Faça o upload das imagens na plataforma, na aba destinada à Curitiba ou pelo aplicativo iNaturalist (baixe pelo Google Play ou AppStore), durante os dias do evento (de 27 a 30 de abril).
5) Enquanto espera o resultado, contemple a contribuição dos outros moradores da cidade.