Este é um filme dirigido por Pedro Morelli, e, de antemão, é apenas isso o que você precisa saber. Acredite, você não pode prever nada deste filme. Inclusive, a primeira informação será desmentida logo mais.
Edward (Gael García Bernal) é um famoso diretor de cinema que está produzindo o seu terceiro longa, e que, ao querer mudar seu estilo cinematográfico, é confrontado por sua produtora. Dividido entre aceitar as modificações impostas pela produtora ou perder o orçamento de sua produção, Eddie ainda tem que lidar com uma inusitada situação que impede o seu poder de persuasão e afeta sua autoestima. Talvez seja importante ressaltar: Edward é uma animação.
Não querendo mudar de estilo, mas querendo mudar de profissão, em outro contexto, temos Michelle (Mariana Ximenes): uma brasileira que vive no exterior e trabalha como modelo. Ao enfrentar o desejo de escrever um livro, e não receber apoio de seu companheiro, ela busca no Brasil o seu renascer e inspiração para sua novela. Sua trajetória fugirá de seu controle quando descobrir o quanto sua vida influencia e é influenciada por outras pessoas, que sequer conhece, – e como isso pode ser libertador para a personagem.
Emma também procura se libertar, mas de um erro recém cometido. Em busca de um corpo perfeito, assim como os que ela fabrica manualmente em uma loja de bonecas, a personagem se submete a uma cirurgia plástica que altera sua rotina. Desesperada para ter sua vida de volta, com a ajuda de Bob, Emma enfrenta seus limites éticos e legais para recuperar o que perdeu, e entregar aos outros o que havia tirado.
Esses três personagens, com suas tramas individuais, configuram três curta-metragens dentro de um só longa, que justifica com responsabilidade a razão destes serem apresentados intercalados. Cada um com sua linguagem cinematográfica, o trio tenta desconstruir temas atuais, como a imposição descontrolada da ditadura da beleza afetando o corpo, a superficialidade imagética, mercado em contraposição a arte, os padrões relacionados à autoestima/autoconfiança e até mesmo o abuso que este poder e esta imposição manifestam nos relacionamentos. Tão presente é o assunto, que JoutJout e Caio (seu namorado) gravaram um vídeo sobre o filme, confira aqui.
A metalinguagem aqui presente talvez seja um dos pontos fortes da narrativa. Apesar de apresentar um roteiro bem estruturado e diálogos precisos, são nas cenas em que o filme debocha de padrões e os abraçam segundos depois que encontramos uma poesia crítica em sua narrativa, que desde o início está muito bem articulada com a montagem.
As sequências de Edward apresentam fortes indagações ao público sobre a relação entre o mercado e a arte, levantando questões sobre o papel do diretor e sua liberdade, além de quebrar – de maneira positiva – a estética do longa. E o ponto alto de sua jornada é descobrirmos que, na verdade, este personagem assume o papel de Pedro Morelli. Mas isso só poderá ser entendido, é claro, por quem ver o filme.
O longa é uma experimentação de estilo, que funciona e impressiona, e chega aos cinemas no dia 31/03.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Shirley é o retrato íntimo do ícone político pioneiro Shirley Chisholm, a primeira congressista negra e a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos EUA, e o custo da realização para a própria Shirley. Este filme contará a história da campanha presidencial histórica e revolucionária de Chisholm, baseada em conversas exclusivas e extensas com familiares, amigos e aqueles que a conheceram melhor.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Remake do filme Matador de Aluguel que foi lançado em 1989 e estrelado por Patrick Swayze no papel de um segurança em um turbulento bar. No remake, um ex-lutador de UFC (Jake Gyllenhaal) aceita um emprego como segurança em uma estalagem em Florida Keys, mas logo descobre que nem tudo é o que parece neste paraíso tropical.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Em No Submundo de Moscou, o famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky (Konstantin Kryukov) está atrás de inspirações para a sua nova peça, decide ir até as favelas de Moscou, com ajuda de Vladimir Gilyarovsky (Mikhail Porechenkov), um especialista nesse assunto. A dupla acaba encontrando o bairro Khitrovka que é conhecido por resisdir muitos bandidos e acabam envolvidos em uma investigação do assassinato de um shik indiano com um passado misterioso.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro( Jack Black) é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen (Awkwafina) uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa (Viola Davis), uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.