Mais um filme baseado em fatos reais estreia nesta quinta (29), trata-se de Grandes Olhos. A produção é a mais recente do famoso diretor Tim Burton e conta com Amy Adams e Christoph Waltz nos papéis principais de Margaret Keane e Walter Keane, respectivamente. O casal ficou conhecido nos anos 50 pelas pinturas de crianças com olhos grandes que eram feitas por Margaret, porém vendidas como se fossem de seu marido Walter.
E o filme é exatamente isto e só. Não existe um aprofundamento na vida de nenhum dos dois protagonistas da história, toda a trama se resume simplesmente a mostrar que Margaret era quem pintava às escondidas e Walter ganhava a fama por mentir a todos que ele era o pintor. São 100 minutos de filme que se contam na sinopse.
Tim Burton vem de trabalhos com qualidade no mínimo suspeitas: “Frankenweenie”, uma animação meio sombria, “Sombras da Noite”, uma tentativa de comédia familiar e participação no “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros”, algo no estilo ação/trash. Nenhum rendeu ou agradou como esperado para um diretor reconhecido por filmes fantasiosos, líricos e artísticos. Agora ele investe em algo simples, fora da zona de conforto e também longe de ser uma aposta, que acaba por ser mais um erro.
O filme em si não é um erro, mas um acúmulo deles. A começar pela falta de objetivos na história, como citado anteriormente. O longa começa e acaba sem apresentar a vida de Margaret e Walter, sem retratar seus passados e motivações, sem se aprofundar nos momentos e reflexões de cada um. É notável a falta de bons diálogos entre os protagonistas, tudo é muito superficial e de pouca importância. Os personagens secundários são descartáveis e a utilização de um narrador para contar fatos explícitos não tem lógica.
O que pode salvar o filme é acompanhado de ressalvas. Tanto Waltz quanto Adams são premiados e excelentes atores e possivelmente retiraram o máximo possível dos personagens. Porém parece ser um filme muito abaixo do que eles podem render. As sequências são tão simples que poderiam ser feitas por qualquer um e possivelmente tal “sobrecarga” de atuação resulta em momentos artificiais.
Ponto forte
A história é interessante, um belo ponto de partida.
Ponto fraco
Parece repetitivo, mas Grandes Olhos até poderia vir a ser um excelente filme se não fosse a pobreza do roteiro, que o torna um simples produto de entretenimento. Por exemplo, se você for até o Wikipédia ler sobre o caso dos Keane, descobre exatamente o que está escrito na sinopse, que passa no trailer e do mesmo modo é o que acontece no filme. É só isso, não existe nada sobre a história do caso além do que todo mundo já sabe esparramado durante todo o filme.
Nota: 5,5
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.