Estreia nesta quinta (12) o filme mais esperado e divulgado do começo de ano: Cinquenta Tons de Cinza. Os livros da escritora E.L. James, responsáveis por abalar o mercado literário no ano de 2011, agora ganham vida nas mãos da diretora Sam Taylor-Johnson e nas interpretações de Jamie Dornan e Dakota Johnson.
A trama é sobre uma jovem chamada Anastasia Steele (Dakota), que inicia um relacionamento com o bilionário Christian Grey (Dornan), porém por trás de toda a faceta sedutora de Grey existe um homem com gostos bem peculiares.
Adaptar um livro para as telonas não é tarefa fácil, transformar um livro de sucesso estrondoso e muita polêmica é bem mais difícil. Missão que foi entregue nas mãos de Sam Taylor-Johnson, diretora de um único filme até aqui: “O Garoto de Liverpool” (fraquíssimo, por sinal). Primeiro grande erro da produção (não pela inexperiência, mas por não ser uma boa diretora mesmo). Sua falta de técnica é notada no excesso de cortes secos, passagens mal encaminhadas e principalmente na má utilização dos 120 minutos de filme com repetições e diálogos fracos.
Os dois atores principais escalados também são inexperientes. Tanto Jamie Dornan quanto Dakota Johnson não contam com uma filmografia extensa e reconhecida, porém é uma saída mais compreensível. Apostar em dois novatos retira o peso que o trabalho teria para atores famosos, além de que assim, em tese, poderia haver uma dedicação maior.
O problema é que isto não acontece. Não vemos nenhum deleite de atuação, nem perto, na verdade. Dakota até que consegue passar uma imagem de garota pura ao decorrer do filme, muito questionável se a faz corretamente. O pior é Dornan, que simplesmente não se encaixa no papel, mais parecendo um psicopata do que um sedutor.
Podemos classificar 50 tons como: pouco romance, pouca comédia, pouco drama e pouco erótico. Não se encaixa em nada. Não existe uma tensão amorosa entre Grey e Anastasia, tudo é muito passageiro e se resume a estranhas cenas de sexo. O passado triste dele e os debates internos dela sobre o sadomasoquismo não convencem. O filme tem cenas tão absurdas que chegam a ser cômicas.
É cobrado do espectador durante toda a trama um entendimento do gosto de Grey pelo sadomasoquismo. É a única coisa que você irá saber sobre ele e ainda de forma contestável. Já Anastasia é a garota pura em busca do príncipe encantado, pronto.
Sim, existem cenas de sexo e sadomasoquismo. E não, não são bem feitas – muito menos se aproximam da realidade. São rápidas e puritanas. Sr. Grey é fascinado por ser dominador e causar certa dor nas submissas, mas na prática anda feito cachorrinho na cama para morder torrada, dá tapa na bunda e pergunta se doeu, vai entender. Detalhes interessantes são as “frases de efeito” pra lá de machistas do garanhão e o contrato de submissão, ótimo momento para dar umas risadas de vergonha alheia.
Cinquenta Tons de Cinza nada mais é do que o bom e velho conto de fadas adaptado para o mundo adulto: a menina simples e sonhadora com o cara bonitão e forte (meio baixinho e com cara de boy band, mas tudo bem). Além do sempre presente clichê dos mundos distintos: alguém tendo que ceder e aceitar o outro como é, relação de altos e baixos, amar quando não deve e assim vai.
Ponto forte
É um filme bem comentado nos últimos meses e que vem gerando grande expectativa. O fato de ser baseado em um bestseller mundial com mais de 100 milhões de cópias vendidas também chama a atenção.
Ponto fraco
Poderia tentar ser um filme inovador e focar fortemente no romance e conflitos com o sadomasoquismo, mas preferiram apenas ficar com a parte boa de ganhar dinheiro. Colocar uma classificação para maiores de 16 anos já mostrou que o filme quer público e não chegou nem perto de ousar nas cenas. O final abrupto resulta na vontade de ver a continuação, tudo jogada de marketing. No fim das contas, 50 tons não passa de um entretenimento passageiro e que logo deve ser esquecido.
Nota: 3,5
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.