Os Irmãos Coen – Ethan e Joel – tem um tipo de cinema que se difere do que encontramos nos blockbusters de cada dia. Assim como Tarantino, há alguns elementos – tanto na estética, quanto narrativos – em suas obras que são tão característicos que, para qualquer um que já tenha visto mais de um filme dos diretores, não fica difícil identificá-los.
Desta vez, os Coen seguem com seu humor exagerado e apresentam uma sátira cheia de estereótipos, sem cair na apelação. Ave, César! é claramente uma homenagem ao cinema. Na verdade, à produção cinematográfica. Já de início percebemos que o momento histórico do cinema retratado pelos irmãos é a chegada do Cinemascope – uma manobra técnica que os grandes estúdios utilizaram para driblar a chegada da televisão, que roubou o público das salas de cinema.
Em determinada cena, encontramos outro fato que comprova a época histórica do longa: na sala de montagem dos filmes da produtora, uma mulher está encarregada do corte das cenas de cada take. Essa relação histórica se dá ao observarmos que, no início do cinema, o papel de montagem era atribuído às mulheres, por se assemelhar ao trabalho de corte e costura – exclusivamente exercido por elas. Apenas anos após a consolidação do cinema como indústria que os homens assumiram o papel de montadores – trabalho que é popularmente conhecido como “edição”.
Definido o contexto histórico, vamos a narrativa: Edward Mannix é um “problem solver” do Capitol Pictures que lida diariamente com os problemas que as grandes estrelas e diretores do estúdio trazem à sua mesa. Seu papel, ao longo do filme, é evitar escândalos, manter o prazo de gravações em dia e manter seus atores principais na linha – o que parecer ser seu principal desafio, porque, durante a trama, teremos um ator comunista que pretende incutir seus ideais em suas produções, uma famosa atriz solteira que engravida de um diretor casado e um protagonista do maior filme do estúdio que foi raptado em plena gravação do longa.
O elenco não é nada modesto: George Clooney, Scarlett Johansson, Channing Tatum e Josh Brolin. E enquanto passeia pelos gêneros, da comédia ao drama, Ave, César! sustenta uma metalinguagem que transcende a barreira comum estabelecida por filmes semelhantes e deixa confusa sua presença: em certo ponto é possível identificar traços documentários na narrativa e na forma com que os diretores apresentam as tramas. Mas essa relação só não fica mais turva que a linha que o longa estabelece entre a crítica à produção cinematográfica e sua própria produção. Mas é preciso lembrar que o papel do filme não é sempre amarrar suas pontas, principalmente quando se trata de uma questão envolvendo a produção, que foge do teor narrativo.
Na há dúvidas de que o longa marcará presença na próxima temporada de premiações, recebendo indicações ao Oscar, Globo de Ouro e outras reconhecidas cerimônias. Ave, César! chega aos cinemas nesta quinta-feira (14).
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.