A password will be e-mailed to you.

Instituições públicas e privadas sediadas na região central de Curitiba assinam na próxima segunda-feira (30) um protocolo de intenções para implementação do programa Corredor Cultural. O programa nasce com o objetivo de promover e apoiar ações culturais com foco na área de abrangência entre a Reitoria da Universidade Federal do Paraná e a Associação Comercial da Paraná, visando fortalecer a diversidade cultural e a economia daquela região do centro de Curitiba.

O protocolo de intenções do Corredor Cultural será firmado pelos representantes da Universidade Federal do Paraná, Teatro Guaíra, Fundação Cultural de Curitiba, Círculo de Estudos Bandeirantes da PUC-PR, Associação Comercial do Paraná, Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio, Caixa Cultural de Curitiba e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná. O programa está aberto à adesão de novos parceiros. A cerimônia acontece às 18h, na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes, junto com a inauguração de uma exposição sobre a obra do arquiteto Rubens Meister.

Com a assinatura do documento, o objetivo é oficializar o envolvimento das instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade. A iniciativa de desenvolver ações articuladas aos poucos foi agregando parceiros com o propósito de buscar maior socialização, educação e difusão da arte.

O Corredor Cultural é um espaço simbólico na região central da cidade que integrará as ações culturais e promoverá o intercâmbio dessas instituições. Com isso, o espaço para exposições, ensaios, apresentações, oficinas, entre outras produções culturais, será multiplicado. O programa contribuirá para o turismo cultural, o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições sociais da região.

O Corredor Cultural já tem programação para o primeiro semestre deste ano, promovida pelas instituições participantes do programa. Um dos grandes eventos previstos é a celebração do Dia Mundial da Música – Festa da Música, em 22 de junho, com shows ao ar livre, na Praça Santos Andrade e no calçadão da Rua XV de Novembro. Na programação também estão os concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Camerata Antiqua de Curitiba, do Coro e da Orquestra Filarmônica da UFPR, espetáculos de teatro, ópera e dança dos grupos da UFPR e do Teatro Guaíra, além de projetos de outras instituições que já sinalizaram a intenção de aderir ao programa, como a Associação dos Artistas Plásticos do Paraná.

Serviço – Corredor Cultural

Assinatura do Protocolo de Intenções do programa Corredor Cultural

Data: 30 de março de (segunda-feira)

Onde: Círculo de Estudos Bandeirantes (R. XV de Novembro, 1050)

Horário: 18h

Quanto: gratuito

Foto: Ippuc