Cabify, principal concorrente do Uber, chega a Curitiba

A partir de desta quarta-feira (22), a Cabify, um dos principais concorrentes do Uber, passa a operar em Curitiba. Atuando no Brasil desde junho de 2016, a empresa espanhola vem gradualmente aumentando sua zona de atuação nas principais cidades brasileiras.

Apesar de como o Uber, oferecer serviço de transporte em carros populares a um custo abaixo do praticado pelos táxis, a Cabify tem algumas singularidades em relação ao concorrente. A principal delas – e que agrada a todos os usuários – é não possuir tarifa dinâmica nos horários de maior demanda. Além disso, o passageiro não paga pelo tempo dentro do carro, ou seja, ele não paga mais caro se acabar pegando uma via congestionada, por exemplo. O cálculo do aplicativo se baseia na distância da rota mais rápida no momento em que o usuário chama o carro.

Entretanto, com o serviço da Cabify o usuário pode acabar pagando mais caro se demorar a entrar no carro. Após 3 minutos de espera, o aplicativo passa a cobrar 0,40 por minuto aguardando o passageiro. Fique atento a isso.

Inicialmente o serviço poderá ser solicitado na região central e em bairros vizinhos como Água Verde, Ahú, Bacacheri, Batel, Jardim Botânico, Mercês, Novo Mundo e Portão, além do Aeroporto Afonso Pena. Para ter certeza de que sua região conta com a disponibilidade do aplicativo, basta solicitar uma corrida.

A Cabify não aceita pagamento em dinheiro. Para utilizar o aplicativo é preciso realizar pagamento por meio de cartão de crédito ou PayPal, ambos cadastrados previamente. Os custos se baseiam no quilômetro rodado, que em Curitiba terá o valor de R$1,85 para viagens acima de dois quilômetros e R$2,20 para distâncias inferiores. Além da quilometragem, é aplicada também uma tarifa base que varia de R$2,80 a R$5,60 dependendo do horário da solicitação.

Para a estreia no mercado curitibano, a Cabify lançou uma promoção: utilizando o código VEMCURITIBA das 7h até as 23h59, cada passageiro tem direito a 3 viagens com desconto de até R$20,00.

UP

  • Permite enviar mensagens ao motorista;
  • Não possui tarifa dinâmica;
  • Não cobra pelo tempo no trânsito;
  • Passageiro pode definir no aplicativo se deseja que o motorista abra a porta, se prefere ar condicionado ligado ou desligado e que estação deseja ouvir. 

Down

  • Não permite pagamento em dinheiro;
  • Não oferece opção de perfil familiar;
  • Cobra por espera superior a 3 minutos;
  • Não opera em todos os bairros.
Por Lis Claudia
22/03/2017 11h07