Por algum motivo, ou talvez por todos os motivos do mundo, acordei com “Geni e o Zepelim” de Chico Buarque na cabeça nesta semana. Depois de tantas notícias amargas e difíceis de engolir, acabei por perceber que, em vez de estarmos no futuro de Martin McFly, nos encontramos na fogueira de Joana D’arc. Ou no Rio de Janeiro da Ópera do Malandro, na pele da travesti Geni. Ela representa não só a hipocrisia desta nossa sociedade doente, mas um pouco de todas nós mulheres — diariamente apedrejadas. Já alerto que, assim como a vida, o texto é cheio de ironias. Vamos aos fatos:
A semana começa com a discussão pífia do quão ofensivo é chamar uma travesti de “traveco”. Vi discussões acaloradas sobre o tema que nem deveria estar em pauta. Mas o que esperar do país que mais mata transexuais e travestis no mundo? Que admita a verdadeira intenção opressora de uma palavra? Ou continue vivendo na hipocrisia do país cordial? Jogamos pedras nas Genis, continuamos matando Genis e tão descaradamente que nem uma coisa simples como extinguir um termo preconceituoso queremos fazer. Ah, malditas Genis.
Entre todos os outros escândalos e preocupações que devemos demonstrar pelo nosso país neste momento, discutiu-se um projeto de HETEROFOBIA (sim, em caixa alta mesmo). Como bem li na internet, acho que será ótimo salvar a vida de um total de 0 héteros que foram assassinados por conta de sua orientação sexual.
Como se não fosse o suficiente, a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara (CCJ) aprovou o projeto de proíbe a venda de “meios abortivos” (as aspas são minhas) como a pílula do dia seguinte. O aborto é proibido e criminalizado no Brasil e as substâncias nunca puderam ser adquiridas de forma legal. Agora, os nossos nobres deputados – homens, diga-se de passagem – decidem o que bem entendem sobre a vida das mulheres. Resumindo: de acordo com o projeto, um farmacêutico pode se recusar a vender uma pílula do dia seguinte se isso lhe afetar a consciência. E se a mulher tiver sido estuprada? Basta levar o Boletim de Ocorrência, já que o atendimento nas Delegacias da Mulher é tão eficiente que as mulheres não podem nem entrar no recinto com seus filhos. Joga bosta nas Genis! Elas dão para qualquer um, malditas Genis.
Para colocar a cereja do bolo – com o perdão do trocadilho –, quando uma garota de 12 anos (DOZE ANOS) faz parte do Masterchef Júnior, tem macho sexualizando a menina como se esse comportamento fosse absolutamente normal. E o pior é que é absolutamente normal. Assustadoramente normal. O Coletivo Think Olga lançou a campanha #PrimeiroAssedio e o resultado é surpreendente. Os primeiros assédios, com seis, sete, nove anos.
A sociedade insiste em esconder esse problema chamado machismo, tão enraizado e causador de tanta dor entre as mulheres. Vamos pensar: Logo cedo, as garotas são sexualizadas, assediadas e abusadas. São, na maioria das vezes levadas a crer que homens são assim mesmo, e que deve suportar aquilo calada, servir aos homens. Ah, benditas Genis! Nos salvam de falar sobre o assunto. Puta! Ah, Precisou de pílula do dia seguinte? Ish, não segurou as pernas fechadas. Puta! Foi estupro? Estava vestida como uma piranha, no mínimo. Engravidou? AH, além de puta é burra. Joga mais pedra! O pai? Não tem, não se sabe. A responsabilidade é só dela mesmo, homens são muito imaturos. Se vira com as pedras da vida, Geni. Nasceu, é uma menina! E o ciclo se repete…
É, minas, a semana foi difícil para nós. Mais pedras em todas – mulheres cis e transgênero, lésbicas e heterossexuais. Pensam como sempre pensaram: que somos, de fato, feitas para apanhar, boas de cuspir. Enquanto isso, os bispos de olhos vermelhos, prefeitos e banqueiros com milhões continuam decidindo sobre nossas vidas. Mas, para não sair do clima Chico Buarque, apesar de Cunhas, bancadas evangélicas e hipócritas de plantão, amanhã há de ser outro dia. E eu vou morrer de rir que esse dia há de vir antes do que eles pensam.
Força!
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.