Com data de abertura confirmada para sexta, dia 17 de fevereiro, o mais novo estabelecimento WE ARE BASTARDS chega com a proposta de ser muito mais que um bar: um novo espaço no bairro Água Verde em Curitiba para quem quer reunir os amigos e se divertir. O novo ponto de encontro com mais de 800m2 promete movimentar a noite curitibana tem à sua frente empreendedores de duas empresas já conhecidas no mercado. Alessandro Reis, do grupo Crossroads, proprietário do consagrado bar de rock Crossroads – que este ano completa 20 anos, se juntou a Francisco Seegmueller, Richard Buschmann e Humberto Gonçalves, fundadores da cervejaria Bastards Brewery, que tem fábrica em Pinhais e possui rótulos premiados no Festival Brasileiro da Cerveja e no Mondial de la Bière, para investirem num novo conceito de bar, que proporciona novas experiências a partir de um ambiente aconchegante, com entretenimento, música, centenas de rótulos de cervejas artesanais, drinks selecionados, café, comida boa e até uma loja com produtos de marca própria.
De olho na diversidade de rótulos de cervejas, a casa conta com 32 torneiras, sendo oito para a linha da Bastards, três torneiras dedicadas às cervejas experimentais exclusivas do Bar, outras duas de nitrogênio – o que agrega uma experiência ainda mais exclusiva para os apreciados de cerveja. As demais torneiras recebem cervejarias convidadas de todo o país, como: Cathedral (Maringá), Daoravida (São Paulo), Baldhead (Porto Alegre), Sambaqui (Florianópolis), entre outras. Os apreciadores das “béras” ainda terão à sua disposição mais de 100 rótulos, que inclui uma geladeira exclusiva para as cervejas paranaenses, já que a ideia é divulgar a cultura cervejeira local. O bar ainda oferecerá quatro opções de flight de degustação para quem quiser experimentar as mais variadas opções de chopes. Com tantas variações e marcas, os “bastardos” terão a ajuda da sommelier de cerveja Marina Milani. Os chopes custam a partir de R$10,00.
Para que o espaço seja realmente um lar para os “bastardos”, todo o projeto foi minuciosamente pensado para deixar os frequentadores bem à vontade. Os idealizadores reforçam que somente é preciso “uma mesa cercada de amigos e de um copo na mão de cada um deles. Aqui, somos todos assim, todos bastardos”, dizem.
Já que se trata de uma casa para todos, não é somente a cerveja que tem destaque no WE ARE BASTARDS. O público poderá degustar as diversas opções de drinks selecionados por Jhony Narita, que mistura a arte dos coquetéis mais cerveja com diversas roupagens. Há versões de drinks com goiaba, licor de damasco, mirtilo e capim limão e outras combinações sempre com um toque das cervejas Bastards e dos produtos como Absolut e Jameson.
Assinado pelo chef Allan Cunha, o cardápio criado juntamente com os proprietários traz pratos no mínimo tentadores com misturas inusitadas. Com mais de onze anos de experiência em cozinhas, o chef se dedica também ao mundo das cervejas artesanais desde 2008. Pela comida e bebida, Allan já viajou 39 países tanto para estudar como para palestrar. Aliou todo seu conhecimento técnico e experiência para criar um cardápio que combina com a proposta do bar. A base principal é a carne de porco e, claro, não poderia faltar uma porção de bacon! Os preços variam de R$10,00 a R$36,00.
O Expresso Liége Blumenau, por exemplo, traz Tartar Belga com linguiça blumenau e potato chips + pão que o diabo amassou, o 5 Tons de Bacon trata-se de uma tábua de degustação de bacon em cinco versões: defumado com macieira, xarope de bordo com pimenta, sriracha, café e chocolate. Há também o Hop Sausage, lingüiça de rolo na chapa acompanhado de azeite de lúpulo da casa, e o opcional de prato mais leve para vegetarianos, como a salada Quase Saudável (mix de folhas, tomates, castanhas carameladas com molho piná, queijo provolone e palmito), que traz parte dos ingredientes fritos.
Além dessas delícias, o cardápio ainda conta com sobremesas incríveis como a Mark’s Forest – Floresta Negra “destruída” servida com bolo de cerveja stout. “Queríamos sair do comum e traduzir também no cardápio uma nova experiência para o cliente. Como gostamos de dizer, poderíamos ter seguido o básico: batata frita, hambúrguer, umas porções e pronto, mas quem quer entrar para a história tem que arriscar”, diz a coordenadora de Marketing, Kamila Fernandes.
A busca para oferecer novas experiências para o cliente não parou por aí. A casa oferece um Blend exclusivo de café, que leva em sua torra adição de dois tipos de malte desenvolvido pela Bastards, agregando sabor e doçura à bebida. O café utilizado é da região da Alta Mogiana/SP e tem por característica ser levemente ácido com notas cítricas, para balancear foi utilizado um malte de cevada que traz um leve dulçor e notas carameladas, enquanto o outro malte é de cevada torrada e traz notas de chocolate com um leve amargor característico. A criação foi uma parceria com o barista e coffee Hunter Hugo Rocco, co-fundador do Moka Clube. O kit de serviço do café – coador de madeira e suporte em metal – e as louças em madeira vêm da parceria com a Woodskull, dos marceneiros Daniel Ferrarezi e Diego Sebastian, que criam peças originais e exclusivas, com uma pegada de sofisticação e muita personalidade.
A parceria entre o Grupo Crossroads e a cervejaria Bastards Brewery vem de longa data. Em 2014, ano em que o Crossroads completou 18 anos, os proprietários das duas empresas desenvolveram em conjunto uma cerveja para comemorar a maioridade. De lá para cá, a parceria nos eventos e a amizade só aumentou. Com mentes inquietas, vontade e coragem para novas iniciativas, o resultado dessa parceria não poderia ser diferente. Numa conversa rodeada de cerveja surgiu a ideia do bar.
A proposta evoluiu e foi criado muito mais que um simples bar. Francisco Seegmueller, conta que ao longo do processo criativo perceberam que foi desenvolvido o conceito de uma grande comunidade. “A ideia é juntar todo mundo em um grande espaço para se divertir e conhecer pessoas. É um grande ponto de encontro e experiência com a marca. Queremos que o bar se torne um lar para os “bastardos” que estão sempre em busca de novas experiências e que não seguem convenções na hora de se divertir e curtir uma boa béra”.
Para atender essa proposta, o bar foi projetado numa casa do início do século XX, com características neoclássicas. O projeto de restauro e intervenções foi comandado por Leandro Nicoletti Gilliolo, sócio-diretor da Artemaggiore. O projeto é assinado pelo estúdio Alter, escritório de design estratégico e arquitetura de experiências, das sócias Juliana Medeiros e Paula Abbas, que criam projetos para lovemarks – marcas que desejam encantar e engajar seus consumidores. Todos os significados da essência Bastards foram traduzidos em forma de experiência no espaço através de desenho de serviços e de interiores capaz de transmitir o que é ser um Bastard. Para quem quiser levar a essência Bastards para casa, por exemplo, o bar tem uma loja com vários produtos exclusivos, como growlers, camisetas, bonés, copos, entre outros produtos da marca.
No WE ARE BASTARDS, a diversão vai além da roda de amigos, a casa possui um espaço de jogos, com dardos, basket pong e outros jogos de mesa. Música boa também não vai faltar, garante Alessandro Reis. “Fomos em busca de grandes parceiros para criar uma temática que representasse a sonoridade do ambiente. Para a noite de abertura, sobe ao palco Isis Carvalho e banda que fazem um jazz e blues com roupagem contemporânea. Um super quarteto também está sendo montado em um projeto exclusivo para a casa”, antecipa.
Outra atração fixa confirmada será o Dj Kaka Franco, que segue uma linha para refinar a música eletrônica e abusa do estilo Deep House. Exímio pesquisador, é um excelente importador de discos da Inglaterra, Canadá, Alemanha, Bélgica, Suíça, Polônia e EUA. Apreciador da boa música eletrônica, Kaka adiciona a seus sets elementos do jazz, soul, clássico, funky e muito carisma. Essa versatilidade e a qualidade musical tornam Kaka um DJ especial, que consegue manter seus sets 100% com discos de vinil.
Fotos: Lening Abdala e André Nisgoski
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