A password will be e-mailed to you.

O acordo de compra da FOX pela Disney foi assinado e isso pode significar o fim do mundo como conhecemos. O pronunciamento do que vai mudar no Cinema será feito na próxima semana, mas o que os rumores apontam é que a negociação histórica foi de até US$60 bilhões para a definição de um império (monopólio) ainda maior do entretenimento. Enquanto os próximos capítulos não são anunciados, saiba os possíveis motivos do investimento e as principais franquias da FOX que podem ir para as mãos da Disney.

1. Avatar e as bilheterias

Se juntas já causam, imagina juntas. Dos dez filmes de maior bilheteria da história, a Disney tem cinco produções. Sua maior posição é o terceiro lugar com “Star Wars: O Despertar da Força” que perde pra dois filmes dirigidos e escritos por uma mesma pessoa: James Cameron, Titanic (2º) e Avatar (1º). O filme que revolucionou as tecnologias do cinema e já está com as gravações da sequência em andamento com toda certeza é uma das aquisições mais disputadas nesse acordo. A franquia já tem mais quatro filmes confirmados e Avatar 2, que promete trazer mais uma inovação marcante para o Cinema, tem previsão de lançamento para 2020.

2. Simpsons e o conteúdo

Sim, eles também previram isso. Falar da FOX e não falar de “Simpsons” é impossível. É o programa televisivo roterizado com mais episódios e o sitcom com maior duração da história. Os queridinhos da FOX são também um lembrete de que algumas coisas podem ser intocáveis na indústria de entretenimento, ou é fácil imaginar a produção passando para o Disney Channel? Existem muitos conteúdos “adultizados” que ferem as políticas de conteúdo para família da Disney. E isso leva para uma das questões principais da nova compra: a Disney quer sair na frente na corrida de criar um serviço de streaming que concorra com Netflix e Amazon. A FOX neste ano retirou grande parte do seu conteúdo da Netflix, como as séries clássicas “How I Met Your Mother”, “Sons Of Anarchy”, “Prison Break” e “American Horror History“. Infelizmente a Disney não comprou a FOX só pra fazer o crossover de “Glee” e “High School Musical“.

3. X-Men e os heróis

Nos Estúdios Disney a franquia Marvel é uma das mais bem planejadas, senão a mais. Poucas histórias dos heróis não estão no domínio da empresa, por exemplo, a Sony só está com os direitos do vilão Venom. A FOX é dona dos X-Men e de diversos dos personagens que compõe o universo (Deadpool, New Mutants, Wolverine e Cable). A FOX também tem os direitos cinematográficos do Quarteto Fantástico, mas como as coisas estão, nem o Mickey Prateado salva os heróis radioativos. Resta imaginar quão incrível pode ser a aquisição dos mutantes e quanto eles podem acrescentar no universo de Vingadores (muitos gritarão “Scott” só de pensar). O próximo filme da franquia “X-Men: Fênix Negra” tem previsão de lançamento em novembro de 2018 e é protagonizado pela atriz Sophie Turner (Game of Thrones).

4. Era de Gelo e as animações

Se existe alguma coisa que Disney sabe fazer são as animações. A franquia Era do Gelo já se esgotou, passou por filmes com dinossauros, piratas e viagens ao espaço e, enfim, se perderam. Cabe saber se a negociação vai simplesmente dar a despedida que os fãs querem ou finalizar a franquia por reconhecer o desgaste. Outros filmes do estúdio de animações da FOX, Blue Sky, são “Rio“, “Robôs“, “O Reino Escondido“, “Horton, “Mundo dos Quem” e “Snoopy e o Charlie Brown“. O melhor que pode sair dessa transição é uma equipe reforçada de animadores 3D e CGI, que ajudará muito nas novas investidas da Disney após o sucesso das suas produções Frozen e Moana.

5. Menções Honrosas

A gente se propõe a fazer lista dos principais, mas não pode deixar de lado alguns nomes, como os próximos lançamentos da FOX “O Predador”, “The Post” e o filme biográfico de Freddie Mercury “Bohemian Rhapsody”. Outros filmes, remakes e spin-offs que podem ser produzidos por direito são as franquias “Planeta dos Macacos”, “Alien”, “Uma Noite no Museu”, “Percy Jackson”, “The Maze Runner”, “Arquivo X”, “Kingsman”, “Rocky”,  “Esqueceram de Mim”, “A Profecia” e “Duro de Matar”. Mas todos estão ansiosos mesmo é para a versão Disney de “Alvin e os Esquilos“, isso realmente o mundo não está preparado.

Lembrando que as informações oficiais da compra da FOX serão anunciadas na próxima semana e muitos detalhes do futuro de cada franquia pode mudar. Mas só essa lista já rende uma boa maratona para o fim de semana.

0