A password will be e-mailed to you.

Nesta quarta-feira (24), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou mudanças no Oscar. Algumas regras, troca de nome de categoria e quantidade de filmes indicados foram oficializadas para entrar em vigor na próxima edição da cerimônia. Após muita especulação sobre qual seria a nova postura da organização em relação a filmes lançados em plataformas de streaming, as novidades são bem positivas.

De acordo com John Bailey, presidente da Academia, as mudanças que estão acontecendo na indústria cinematográfica por conta dessas “novas” maneiras de consumir um produto audiovisual não devem ser ignoradas. “Pretendemos estudar as profundas mudanças que estão ocorrendo em nossa indústria e seguir com as discussões sobre esses temas”, declarou. Dessa forma, a exigência de que todo filme tenha um mínimo de sete dias de exibição num cinema comercial de Los Angeles continua. Porém, essas produções também podem ser lançadas simultaneamente em plataformas de streaming.

As categorias de maquiagem e cabelo também passaram por algumas alterações positivas. Agora, a lista de indicados vai aumentar de três para cinco títulos. Já o prêmio de Melhor Animação não levou a sorte grande. A partir da próxima edição, a categoria vai existir apenas se cumprir a exigência de lançamento de oito filmes no ano. Muito triste!

Mas a principal mudança aconteceu com a troca de nome do prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira, que agora vai se chamar Melhor Filme Internacional. Em nota oficial, os co-presidentes do Comitê de Filmes Internacionais, Larry Karaszewski e Diane Weyermann, explicaram a mudança como uma forma de tornar a premiação ainda mais mais inclusiva. “Acreditamos que Filme Internacional representa melhor essa categoria e promove uma visão mais positiva e inclusiva.”

E aí, o que você achou de todas essas mudanças?

A cerimônia de entrega dos prêmios da Academia presenteia anualmente os profissionais da indústria cinematográfica e chega em sua 92ª edição. Em 2020, o Oscar acontecerá em 9 de fevereiro de 2020.