A password will be e-mailed to you.

Certamente um dos gêneros mais populares na sétima arte é o drama biográfico, oriundo de adaptações literárias. Muitas histórias já foram e ainda serão retratadas nas telonas, afinal, todo mundo gosta de acompanhar uma trama verídica. O nome da vez chegou nesta quinta (22) aos cinemas: A Grande Jogada e a história da “Princesa do Pôquer”.

Apesar de ser muito conhecida lá nos Estados Unidos, Molly Bloom não possui a mesma fama ao redor do globo; principalmente em solo brasileiro. E é exatamente ela a protagonista de A Grande Jogada, interpretada com primor por Jessica Chastain. Uma ex-esquiadora que se tornou a dona de mesa de pôquer mais cara do mundo, e pagou caro por isso.

Baseado no livro homônimo escrito por ela mesma, que intitula no original ‘Molly’s Game’. A adaptação/roteiro ficou na mão de um dos especialistas no gênero: Aaron Sorkin, que ocupa aqui o cargo de diretor pela primeira vez. Ele é o responsável por ‘A Rede Social’, ‘O Homem que Mudou o Jogo’ e ‘Steve Jobs’. No primeiro foi agraciado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, categoria a qual está indicado novamente.

Abusando da narrativa em off e passagens temporais não lineares, A Grande Jogada superestima a compreensão do espectador. Todos os fatores estão na tela, porém a demasia de informações cruzadas e por ora incongruentes não facilita a conclusão. Conhecemos mais sobre o submundo do pôquer e como ele movimenta milhões entre famosos e ricaços. Apesar de não existir revelação dos tais nomes, é interessante analisar como tudo funciona e suas possíveis complicações. Para efeito de curiosidade, o tal Jogador X interpretado por Michael Cera é na verdade Tobey Maguire.

O longa se debruça em atuações de Chastain e Idris Elba, preciso como um advogado justo e moralista, além de boas participações de Cera e Kevin Costner. Acrescentando aos demais pontos de destaque, temos um roteiro bem adaptado por Sorkin, assim como uma direção encaixada; porém reunidos não surtem o efeito que deveria. Com duração cansativa de 2h20, A Grande Jogada é o tipo de película que tem tudo para ser notável, e que num aspecto geral acabará passando despercebida.

Trailer – A Grande Jogada