5 lições sobre o mercado digital

No último sábado (18), Curitiba foi palco de um evento de marketing digital que recebeu especialistas em Social Media, Business Inteligence e produção de conteúdo com foco no digital. A quarta edição do Share Curitiba aconteceu na PUCPR e deixou diversas lições importantes para quem atua ou deseja atuar no universo digital!

O Curitiba Cult separou para você 5 dicas dos palestrantes para você colocar em prática:

1. É possível ter resultado sem verba

A Elisa Santilli faz parte do time de estratégia de marcas no Twitter Brasil e foi categórica ao afirmar que é possível chegar aos Trending Topics da rede investindo muito pouco, ou até nada. Para comprovar, ela mostrou cases de empresas como McDonald’s, Coca-Cola e Volvo, que conseguiram ganhar destaque sem grandes investimentos. A dica é apostar em conteúdo relevante para o usuário e em hashtags que não sejam o nome da marca. Vale a pena investigar o viral Tecnology and Stuff da Chevrolet para entender como uma marca pode aproveitar as redes sociais de forma positiva.

2. Brief é tudo

Quem atua no mercado publicitário com certeza sabe o que significa briefing, correto? De acordo com Ian Black, Diretor Executivo da New Vegas, a grande falha de agências e profissionais do mercado digital é não dar tanta importância para esse processo. Afinal de contas, é no briefing que estarão todas as informações necessárias para a realização do trabalho e, quanto mais informação, melhor! Por isso, investigue o máximo possível para fazer um trabalho do jeito que a empresa precisa.

3. Dados são essenciais para tomada de decisões

Na palestra “Desvendando a pesquisa social digital”, o especialista em monitoramento de grandes eventos e temas complexos Pedro Lenhard mostrou a importância de fazer pesquisas construtivas para trazer bons insights e entender cenários. Além disso, ele explicou que é essencial fazer as perguntas certas para que as pesquisas sejam de fato relevantes e tragam as respostas necessárias. Informação é poder!

4. Entretenha antes, venda depois

Provavelmente, a dica mais valiosa para valiosa para o mercado digital foi a de Mário Lemes, redator, roteirista e social media que atende a Netflix. Durante a palestra, ele explicou que é importante que as marcas não podem se comportar nas redes sociais da mesma forma que se comportam nos meios tradicionais de publicidade. Não adianta vender os produtos sem antes apresentar um conteúdo envolvente para o público.

5. Saiba o que o público está falando

Para a maioria dos profissionais, rolar o feed do Facebook e ler comentários pode ser mal visto pelos chefes. No entanto, quem trabalha com o mercado digital deve estar atento às tendências e comportamento dos usuários nas redes sociais. Foi o que disse Manuela Barem, editora-chefe do Buzzfeed Brasil. A jornalista explicou que sempre fala para a equipe prestar atenção no que o público diz nas redes para conseguir entregar conteúdo relevante para ele.

Por Mariana Macedo
22/06/2016 19h50