Uma senha sera enviada para seu e-mail

Apesar de o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, ser uma tradição dos Estados Unidos, muitos brasileiros já caíram no gosto da festa. Um dos costumes é juntar os amigos para fazer uma maratona de filmes assustadores, e por isso o Curitiba Cult selecionou 10 clássicos essenciais para ver nesta época do ano.

10. O Iluminado

O terror psicológico de 1980 é adaptação do livro de mesmo nome do escritor Stephen King e conta a história de uma família que se muda para o Hotel Overlook, localizado em um lugar isolado. O pai, Jack Torrance, é um escritor e um alcoólatra em recuperação que aceita um emprego como zelador no hotel e, quando eles ficam presos no local, forças sobrenaturais começam a agir sobre o pai e o filho. O filme é produzido e dirigido por Stanley Kubrick.

9. A Hora do Pesadelo

O clássico, também da década de 1980, acompanha um grupo de amigos adolescentes que começa a ter pesadelos muito semelhantes com o mesmo assassino psicopata de crianças, Fred Krueger, e a única forma de eles conseguirem escapar do fantasma de Krueger é não dormindo. O longa marca a estreia de Johnny Depp no cinema.

8. A Bruxa de Blair

A Bruxa de Blair é um filme feito em formato de documentário de 1999. Precursor dos filmes de terror filmados em primeira pessoa, a história gira em torno de três estudantes que entraram nas florestas de Burkittsville, Maryland (EUA), para filmar um documentário sobre uma bruxa e desapareceram.

7. O Chamado

Remake do japonês Ringu, o filme protagonizado por Naomi Watts conta a história de uma jornalista que começa a investigar a morte da sobrinha de ataque cardíaco. Começam a surgir boatos de que 7 dias antes de morrer a jovem havia assistido uma fita amaldiçoada pelo fantasma de uma menina.

6. Invocação do Mal

Baseado em uma história real, Invocação do Mal conta a história de um casal que se muda para uma casa nova junto com as cinco filhas e estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. A família, então, busca ajuda para descobrir o que está assombrando o lugar. A sequência do filme, Annabelle, foi lançado neste ano.

https://www.youtube.com/watch?v=Vjk2So3KvSQ

5. O Exorcismo de Emily Rose

Inspirado em uma história real, o filme conta a história da jovem estudante católica Emily Rose,  que começa a sofrer alucinações. Após ir a diferentes médicos que a diagnosticaram com esquizofrenia, epilepsia e psicose, ela começou a tomar remédios que só a enfraqueceram ainda mais. Um padre, no entanto, acredita que o problema de Emily Rose é uma possessão demoníaca.

4. Os Outros

Grace, interpretada por Nicole Kidman, decide levar seus dois filhos para uma casa isolada em Jersey para aguardar o  marido voltar da guerra. Como as crianças têm uma rara doença que as tornam sensíveis à luz, a casa permanece sempre escura e, quando três empregados são contratados, coisas bizarras começam a acontecer.

https://www.youtube.com/watch?v=QQRTqpf8f4w

3. Atividade Paranormal

O filme, de produção independente, é feito no formato de pseudodocumentário, assim como A Bruxa de Blair, e conta a história de Katie e Micah, um casal do subúrbio que acredita ter uma entidade demoníaca atormentando Katie. Eles, então, colocam câmeras na casa para registrar os fenômenos que acontecem quando ninguém está no cômodo.

2. Rec

Uma repórter de TV e um cinegrafista acompanham uma equipe de bombeiros que sai para atender uma ocorrência em um condomínio. Chamados pelos vizinhos, os bombeiros vão até uma idosa que está sofrendo o que parece ser um ataque raivoso e o prédio é isolado para que a doença não se espalhe.

1. O Sexto Sentido

O clássico suspense conta a história de Cole, uma criança tímida e isolada que vê fantasmas, e do seu psicólogo igualmente perturbado. O filme de 1999 foi indicado a seis Oscar, incluindo o de Melhor Filme.

Menções honrosas

Apesar de não ser uma das franquias mais assustadoras, Pânico não poderia deixar de ser mencionado como um clássico do gênero. E, para quem gosta de séries, pode assistir American Horror Story, que sempre faz episódios especiais e horripilantes no Halloween.